A Reabilitação Oral é a área da Medicina Dentária que se dedica à substituição de dentes perdidos, e à devolução do equilíbrio, função e estética dentária dos pacientes.
Como funciona
Esta especialidade pode ser parcial, quando os pacientes têm dentes saudáveis e apenas os dentes perdidos são restaurados, ou total, quando consistem na reabilitação de todos os dentes de uma das arcadas dentárias ou ambas.
Este processo pode chegar a ser extremamente complexo e envolver outras áreas da medicina dentária na sua planificação e realização, tais como a implantologia, a periodontia, a ortodontia e a endodontia dentro da estética a considerar para cada paciente.
Tratamentos de reabilitação oral
Existe o tratamento utilizando a prótese fixa, que pode ser realizada sobre os dentes naturais ou sobre implantes dentários, a prótese removível, que são dispositivos que permitem a substituição de dentes, gengiva e osso, e as facetas dentárias, que são uma espécie de “capa” para os dentes feitas em cerâmica.
Prótese fixa
Este tratamento tem como objetivo a recuperação dos dentes perdidos e da estrutura dentária do paciente.
As principais vantagens deste tratamento são a sua resistência, a estética dentária que é devolvida ao paciente e o conforto que traz, pois o facto de ser fixa torna este tratamento mais similar à dentição natural.
Também é possível fazer uma prótese fixa unitária ou uma ponte, que servem de pilares para suportarem uma estrutura formada por 3 coroas dentárias. A higienização diária destas próteses é igualmente importante, e os pacientes que as têm são aconselhados a fazer as escovagens diárias, fio dentário e escovilhão dentário.
Estas próteses são ideais para serem utilizadas em casos de correção de dentes manchados, suporte de próteses esqueléticas, reabilitação de dentes muito destruídos, correção de alinhamento dentário e ausência de dentes.
Este procedimento pode-se estender ao longo de várias consultas, pois a produção destas próteses costuma ser muito demorada, mas enquanto elas não chegam, são colocadas coroas provisórias na boca do paciente. Existem também diversos materiais que podem ser utilizados na confeção deste produto, mas a sua escolha deve ser ponderada com o médico dentista durante a consulta de avaliação.
Prótese removível
Estas próteses são utilizadas para substituir dentes, gengiva e osso, pois a perda destas estruturas pode provocar problemas de auto estima no paciente que este pretende corrigir.
Para a sua produção pode-se utilizar maioritariamente acrílico, que se apoiam no rebordo do osso e na mucosa e podem ter ganchos a “abraçar” os dentes adjacentes, e metal, que também se apoiam no rebordo do osso e na mucosa, mas são consideradas mais higiénicas que as de acrílico e menos extensas, o que lhes permite ter mais estabilidade.
Este tipo de prótese requer algum esforço para o paciente se habituar a utilizá-la, pois no início pode provocar desconforto, para além de uma higiene oral bastante rigorosa para manter o resto da saúde oral e a higiene da prótese através de lavagens;
A durabilidade deste produto depende do organismo do paciente, pois ao longo do tempo a nossa cavidade oral vai ficando alterada, provocando alterações, o que implica que a prótese fica solta ou desajustada.
Facetas dentárias
Este tratamento consiste em “capas” de cerâmica coladas à superfície dos dentes, que previamente são desgastados para que a sua aplicação seja um sucesso.
Este tratamento é maioritariamente considerado para corrigir a estética dentária do paciente, normalmente são aplicadas quando se quer uma mudança de cor ou alterar a posição ou a forma dos dentes.
Normalmente este processo é procurado por pacientes que querem melhorar como se veem, dado que melhoram juntamente a sua aparência visual.
Perguntas Frequentes
Através da reabilitação oral, o paciente pode:
- Melhorar a forma como fala e mastiga;
- Ter uma auto estima mais elevada;
- Ter menos incómodos orais, como dores localizadas em certas zonas da boca.
Dependendo do tratamento, existem vários cuidados e exames a realizar previamente para estes poderem ter bons resultados, e tudo isto acaba por adicionar custos ao tratamento. Com um plano previamente aprovado, pode-se evitar gastos desnecessários ao paciente.
Agende a sua Consulta
Marque a sua consulta online e será contactado no prazo máximo de 24 horas.
Esclareça as suas dúvidas relativas a preços ou outras informações.