O sorriso responde por cerca de 40% da beleza da face, e vários sinais acompanham o envelhecimento da dentição: os dentes da frente tortos, a recessão da gengiva, a mordida profunda, o surgimento de espaços e até a perda de dentes. O tratamento ortodôntico adequado permite um rejuvenescimento da dentição, da face e principalmente do sorriso!
O que é?
A Ortodontia é a especialidade da medicina dentária que diagnostica e trata os dentes que não alinham de um modo satisfatório e que acabam por incomodar o paciente esteticamente e funcionalmente. Pode corrigir diversas imperfeições, como:
- a “mordida” com dentes que não encaixam da forma correta;
- a correção de dentes desalinhados ou tortos;
- a correção do maxilar quando está posicionado da forma incorreta.
Hoje em dia já existem diversos aparelhos ortodônticos, pois para além dos aparelhos de cerâmica ou convencionais, já existem aparelhos com técnicas mais discretas, como os invisíveis ou transparentes.
O propósito da Ortodontia
A Ortodontia pode propiciar a reconstrução de um sorriso natural, redefinindo o padrão da idade e proporcionando um rejuvenescimento equilibrado da face.
A Ortodontia mais atual, além de observar dentes e boca, avalia também a face. A forma da face é definida geneticamente e a maior parte destes padrões herdamos da família.
As pessoas classificadas como Padrão I têm a face bem equilibrada, têm harmonia esquelética, e por isso não precisam de cirurgia para atingir uma estética satisfatória. Nestes casos, os tratamentos são focados nos dentes e, por isso, são mais simples e podem ser realizados em menos tempo.
A Ortodontia pode ajudar a obter a reconstrução de um sorriso natural.
Principais causas dos problemas ortodônticos
Os problemas ortodônticos podem ter variadas causas, que podem passar por várias categorias. Algumas delas são:
- Hereditárias, pois nós adquirimos as feições dos nossos familiares, que por vezes podem ter problemas orais que transitam para nós;
- Ambientais, pois desde bebés adquirimos maus hábitos que podem desalinhar os nosso dentes, tais como perda precoce dos dentes de leite, respirar pela boca e não pelo nariz e chupar no dedo.
- Ou uma combinação de hereditárias com ambientais.
Ortodontia preventiva em crianças
Hoje em dia, a ortodontia realizada em crianças é descrita como preventiva, pois tem como objetivo desenvolver os maxilares em hamonia para haver, no futuro, um alinhamento dentário correto.
Dependendo da necessidade, a criança pode prosseguir com a utilização de um aparelho preventivo ou sem ser recomendado qualquer aparelho ortodôntico até mais tarde.
Nas crianças, a primeira consulta de ortodontia deve ser realizada por volta dos 6-7 anos de idade, depois do nascimento dos primeiros dentes definitivos, para se realizar uma avaliação acerca da necessidade de tratamento ortodôntico.
Perguntas Frequentes
Quando utilizamos os aparelho ortodôntico para a correção dentária, além de ser interessante pelo ponto de vista terapêutico, ele irá proporcionar uma melhor qualidade ao mastigar e uma estética muito mais bonita.
Portanto, nunca é tarde demais para sorrir. A Ortodontia é capaz de contribuir para uma excelente qualidade de vida, também, na saúde oral.
A correção dentária com aparelho ortodôntico, em idosos, é interessante sobre o ponto de vista terapêutico, mas é incrível do ponto de vista humano.
Os idosos nunca pensam que é tarde demais para sorrir. O conceito de velhice mudou. E a sociedade finalmente percebeu que os mais velhos não são invisíveis. Se puder, envelheça!
Como os aparelhos fixos acabam sempre por promover a retenção da placa bacteriana, durante o tratamento os dentes devem ser escovados depois de todas as refeições, utilizando sempre uma pasta com flúor e uma escova ortodôntica.
Casos Clínicos
Veja alguns dos nossos casos de sucesso neste tratamento, e as transformações que conseguimos realizar para o ajudar a atingir os seus resultados desejados.
Agende a sua Consulta
Marque a sua consulta online e será contactado no prazo máximo de 24 horas.
Esclareça as suas dúvidas relativas a preços ou outras informações.