Bichectomia – Conheça todos os detalhes deste procedimento

Você tem vontade de afinar o rosto e realçar os contornos faciais? A bichectomia pode ser um procedimento muito interessante para isso, pois é uma pequena cirurgia capaz de transformar a sua aparência.

O procedimento tem atraído tanto mulheres quanto homens que buscam um rosto mais definido e harmonioso. 

Se você está considerando este procedimento ou simplesmente quer entender melhor como funciona, este artigo vai ajudar-te a esclarecer todas as tuas dúvidas. Continue a leitura para entender todos os detalhes!

O que é a bichectomia?

É uma cirurgia que remove parcial ou totalmente as bolas de Bichat, que são gorduras localizadas entre o maxilar e a maçã do rosto. Essas bolas são acúmulos naturais de gordura e têm a função de proteger os músculos da face, mas em algumas pessoas são mais volumosas, dando um aspeto arredondado ao rosto.

Ao retirar parte dessas bolas, o rosto ganha uma aparência mais fina e alongada, enfatizando as maçãs do rosto e a linha do maxilar. É um procedimento estético, mas em alguns casos é recomendado por motivos funcionais, principalmente para quem tem dificuldade ao mastigar por causa do excesso de volume nessa área.

O procedimento da bichectomia é relativamente simples e é realizado por cirurgiões-dentistas ou cirurgiões plásticos.

Para quem é indicada a bichectomia?

O procedimento de bichectomia é indicado para as pessoas que se sentem incomodadas com o rosto muito arredondado e desejam um contorno facial mais definido e também para quem morde frequentemente a parte interna das bochechas. 

De modo geral, esta pequena cirurgia é mais comum em adultos mais jovens, com boa saúde. 

Outro ponto interessante é que cada vez mais a bichectomia tem atraído o público masculino. Isso porque muitos procuram realçar a linha do maxilar e reduzir o aspeto arredondado do rosto. Com a retirada da gordura, a face masculina fica com uma aparência mais marcada, que é uma característica que muitos homens procuram em procedimentos estéticos. 

Mas é importante lembrar o seguinte: cada caso é único, por isso uma avaliação com um profissional especialista no assunto é indicada. 

Como é feita a cirurgia de bichectomia?

A cirurgia é simples e costuma ser realizada em consultório ou clínica. Vamos entender como funciona? Confira abaixo.

Pré-operação

Antes de realizar a cirurgia, você precisa passar por uma consulta de avaliação com o profissional que irá realizar o procedimento. Na consulta, serão analisadas as características faciais, a quantidade de gordura nas bolas de Bichat e outros itens importantes.

O profissional solicitará alguns exames pré-operatórios básicos, como hemograma e coagulograma, a fim de verificar se o paciente está realmente apto para a cirurgia. Além disso, também é recomendado:

  • Evitar medicamentos anti-inflamatórios e anticoagulantes nos dias que antecedem o procedimento; 
  • Parar de fumar pelo menos duas semanas antes da bichectomia; 
  • Tomar bastante água diariamente; 
  • Estar em jejum no dia da cirurgia.

A cirurgia

A bichectomia é feita geralmente sob anestesia local, sendo que em alguns casos há a sedação leve. O procedimento em si dura entre 40 a 60 minutos, seguindo as etapas:

  • Aplicação de anestesia local na região interna das bochechas;
  • Pequena incisão na mucosa bucal;
  • Verificação e exposição das bolas de Bichat;
  • Remoção cautelosa da quantidade determinada de gordura;
  • Sutura da incisão com pontos absorvíveis.

Após a cirurgia, o paciente pode voltar para casa no mesmo dia, sem grandes complicações, mas sempre mantendo os cuidados indicados.

Pós-operatório

Durante as primeiras 48 horas após a bichectomia, é indicado aplicar compressas frias para diminuir o edema, ter uma alimentação líquida ou pastosa e fria nas primeiras 24 horas, não praticar atividades físicas intensas, dormir com a cabeça levemente levantada e usar todos os medicamentos prescritos.

Nos dias e semanas seguintes, é importante ter uma higiene oral cuidadosa após as refeições, evitar alimentos muito quentes, picantes ou duros por pelo menos 15 dias, evitar fumar por 30 dias, evitar a exposição solar direta na face por 3 meses e comparecer às consultas de retorno para acompanhamento.

Quais são os principais benefícios e resultados?

Os benefícios da bichectomia são diversos para a sua mudança estética. Entre os principais resultados que podem ser esperados estão:

  • Afinamento do terço médio da face, proporcionando um contorno facial mais definido;
  • Maior evidência dos ossos malares (maçãs do rosto);
  • Harmonia facial aprimorada;
  • Redução dos traumatismos na mucosa oral em pessoas que costumam morder as bochechas;
  • Resultados duradouros, já que as bolas de Bichat não se regeneram após serem removidas.

É importante notar que os resultados da bichectomia levam algumas semanas para se tornarem totalmente visíveis, pois o edema pós-operatório levará algum tempo para diminuir completamente. Os resultados finais geralmente são percebidos entre 3 a 6 meses após o procedimento.

💡 Leia também — Quais os principais procedimentos de estética facial?

Quais são os riscos e possíveis complicações?

Assim como qualquer procedimento cirúrgico, a bichectomia também tem alguns riscos que precisam ser considerados antes de realizar a intervenção. Algumas complicações são:

  • Inchaço e hematomas na região das bochechas;
  • Dor e desconforto nos primeiros dias;
  • Sangramento no local das incisões;
  • Infecção (mas é raro, principalmente ao seguir todos os cuidados conforme orientado);
  • Lesão de estruturas nervosas.

Podem surgir alguns riscos a longo prazo, tais como:

 

  • Assimetria facial se ocorrer uma remoção desigual das bolas de Bichat;
  • Envelhecimento facial acelerado em casos de remoção excessiva. 

Nesses casos, é importante tomar cuidado na escolha do profissional que fará o procedimento para não ter nenhum problema ou complicação no futuro.

Mitos e verdades sobre a bichectomia

Existem muitas informações contraditórias sobre a bichectomia circulando na internet. Para facilitar o entendimento, separamos alguns mitos e verdades sobre o procedimento:

Mitos comuns

  1. “A bichectomia causa flacidez facial” 

Falso. Quando bem indicada e realizada, a bichectomia não causa flacidez. No entanto, em pessoas com mais de 40 anos ou com pele naturalmente flácida, a remoção excessiva pode evidenciar a flacidez já existente.

  1. “Qualquer pessoa pode fazer bichectomia”

Falso. O procedimento não é indicado para pessoas com rostos naturalmente magros ou triangulares, pois a remoção das bolas de Bichat pode gerar uma aparência envelhecida.

  1. “A bichectomia é apenas estética”

Falso. Por mais que seja principalmente um procedimento estético, também reduz traumas constantes na mucosa bucal.

Verdades

  1. “Os resultados são permanentes”

Verdadeiro. As bolas de Bichat não se regeneram após a remoção, o que torna os resultados duradouros.

  1. “A bichectomia em homens pode definir melhor o rosto”

Verdadeiro. A bichectomia em homens ajuda a evidenciar os ângulos faciais e cria um aspeto mais definido e masculino.

  1. “A recuperação é relativamente rápida”

Verdadeiro. Nos primeiros dias, é comum sentir a zona da bochecha mais sensível e ter uma leve limitação ao abrir a boca. Com o passar da semana, a recuperação fica bem mais tranquila. A maioria dos pacientes retorna às atividades normais em poucos dias, embora o edema possa persistir por semanas. 

Viu como a bichectomia é um procedimento que tem conquistado homens e mulheres? Se você busca uma definição facial que tenha características compatíveis com a indicação da bichectomia, vale a pena investir no procedimento. 

Lembre-se que é fundamental escolher um profissional que entenda sobre o assunto. Para isso, faça uma avaliação prévia completa e tire todas as suas dúvidas para ter mais segurança e tranquilidade antes de fazer o procedimento.

No Instituto Areluna, realizamos a cirurgia de bichectomia. Acesse esta página e obtenha todas as informações sobre o procedimento. Até mais!

Menu